Para comemorar 105 anos da imigração Japonesa em Pernambuco a ANBEJE (Associação Nordestina de Ex-Bolssistas e Estagiários no Japão) realizou mais uma edição da feira, que se repete há 27 anos.
No domingo 26 de novembro o Bairro do Recife Antigo foi tomado por admiradores da cultura japonesa entre muitas familias de imigrantes. O tema da Feira Japonesa deste ano foi Hina-Matsuri (Festival de Dia das Meninas) e Kodomo-no-Hi (Dia dos Meninos) e trouxe como subtema “Os 105 (cento e cinco) anos da Imigração Japonesa em Pernambuco”.
A versão 2023 da Feira Japonesa, além das brincadeiras como Kendama, mangá, gastronomia, desfile de Yukata e cosplay outras expressões da cultura japonesa trouxe entretenimento e uma forte aproximação com o país oriental. Instituições como ANBEJ, JICA, Consulado do Japão no Recife, RPMS e NUSP/UFPE, Sistema de Polícia Comunitária KOBAN e IFPB, fizeram exposição de projetos desenvolvidos por meio da parceria com governo japonês. Já na Torre Malakoff aconteceu exposição fotográfica organizada pela Profa. Paula Michima,
A ANBEJ (Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão) criadora e realizadora do evento a 27 anos, dividiu seu estande com a JICA que trouxe inúmeras possibilidades de cursos no Japão, bem como outras possibilidades de intercâmbio entre os países.
Em entrevista para a Revista Rota Pernambuco, o presidente da ANBEJ Wendes Oliveira afirmou:
“A nossa Feira Japonesa foi um verdadeiro sucesso de público, estimamos que passaram por aqui entre 45 e 50 mil pessoas durante todo o dia. Já estamos estudando a possibilidade de termos dois dias de feira nos próximos anos, como também um formato inovador que fomente a cultura, tecnologia, intercambio, cooperação e negócio. Afirmo que a feira não teria sido o sucesso que foi se não fosse os nossos parceiros apoiadores. Aqui vai o nosso agradecimento ao Consulado do Japão no Recife, Prefeitura do Recife, Governo do Estado de Pernambuco, ACIR, a imprensa pernambucana que nos apoiou e aos nossos patrocinadores um agradecimento de forma especial”.
Da esquerda para direita: Mami Saiki, represante da JICA Brasil, secretária de Saúde do município de Bezerros, Keniche Iwata, presidente da ANBEJ Wenders Oliveira, cônsul geral do japão no Recife Hiroaki Sano, Daniel Coelho secretário de turismo e lazer de Pernambuco, Matheus Tenente Marinha do Brasil.