O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA) realizou o 4º Encontro de Ex-Bolsistas MEXT em Tóquio. Como representante do Brasil, participou a Profa. Paula Michima, da ANBEJ, como representante das associações de ex-bolsistas do Brasil. 

O evento, realizado nos dias 3 a 9 de março de 2024, teve como objetivo principal o estreitamento de relações e compreensão entre as pessoas, e a colaboração entre os ex-bolsistas para ações locais e conjuntas em apoio aos seus calouros e ao próprio Japão. 

A participação da Profa. Paula Michima, como ex-bolsista MEXT e membro da ANBEJ além de informar a respeito de práticas realizadas no Brasil para a difusão de informações sobre as bolsas de estudo, contribuiu também para a discussão acerca de outras atividades que são e podem ser realizadas pelas associações ao redor do globo, e assim intensificar as trocas culturais e acadêmicas entre o Brasil e o Japão. 

Durante o encontro, os participantes puderam também interagir com convidados on-line. A programação contou também com grupos de trabalho temáticos e briefings sobre as atuações do próprio ministério MOFA, política externa, diplomacia, MEXT, Fundação Japão, associação de ex-bolsistas residentes no Japão, entre outros. Esta foi uma oportunidade valiosa para os participantes atualizarem-se com relação à agenda do MOFA referente às oportunidades oferecidas aos intercambistas principalmente com relação ao mercado de trabalho. 

No jantar de recepção, estiveram presentes autoridades como o ministro de estado Sr. Tsuge Yoshifumi e a viúva do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, Sra. Akie Abe, que foi homenageada em nome de seu esposo, cuja iniciativa deu origem a esta série de encontros. No evento, também estavam presentes representantes de diversas embaixadas, dois ex-ministros do MEXT, da Reconstrução Após Desastres, da Defesa e da Fundação Japão. 

A participação da Profa. Paula Michima no 4º Encontro de Ex-Bolsistas MEXT foi um importante momento de representação do Brasil, da ANBEJ, e das suas grandes parceiras: ACJR e a UFPE. Com esta participação, foram estabelecidos contados importantes, e abrem-se novos leques de oportunidades de atuação da nossa Associação, sempre mantendo o compromisso com o entendimento entre as nações, a colaboração acadêmica, a paz e a dignidade humana pelo fortalecimento das relações entre os dois países.